terça-feira, 8 de maio de 2012

Porta moedas em Cartonagem

Eu fiz um molde de acordo com que eu achei um tamanho legal, mas dá para mudar segundo o gosto de cada um...


MATERIAIS UTILIZADOS


Parte extena: papelão couro (ou Holler, ou similar), nas medidas: 9cm X 16cm e a parte que fecha 9cm  X  4cm de altura. Nos cantos deixei 1,5cm.
Dica: Cuidado ao escolher o tecido, se for muito claro e vc usar o papelão couro vai aparecer a cor e não fica bom, cores claras utilize o papel Holler que é mais claro.

Parte interna: papel cartão, medidas: 8,5cm X  15,5cm e a parte de fechar é 8,5cm X 3,9cm e mantem a lateral com 1,5cm.

A regua para a lombada é de 8mm.

No verso colar papel sulfite para unir as partes, somente no papelão. No papel cartão esse processo é feito direto no tecido.



Para colar a parte arredondada é preciso picotar. Nesta foto eu errei e cortei muito os cantos, o correto é só recortar as pontas acompanhando o papel.

Eu usei o fio de cabelo para cortar os cantos


Para as laterais precisa dobrar um tecido que tenha uma sobra de pelo menos 1,5cm, aqui eu usei papel termocolante para fazer o acabamento, mas como já postei é possível passar cola em um dos lados, unir e deixar secar.

Recorta os cantos circundando o termocolante interno.

A medida para este porte moedas é de 6,5cm X  5,5cm.

Dê o formato no cartão couro e fixe com fita crepe, passe cola nas laterais para fixar o tecido com termocolante, vai ajeitando e fixando sempre com fita crepe.

Fixe o fecho imantado no meio da parte arredondada. Cole só essa parte no cartão couro para medir onde deve ficar a outra parte do fecho. Depois fixe a outra parte no cartão couro correspondente e cole o resto do papel cartão arrumando ele na parte interna.

Passe fita crepe em todas as junções para dar forma e deixe secar por 4 horas.


Bom artesanato!!!


8 comentários:

  1. Lindos seus porta moedas!!! Vou tentar fazer!!!

    ResponderExcluir
  2. Otimo passo a passo, estava fazendo mas não tinha uma medida certa, vou fazer com as suas medidas. Muito o brigada por compartilhar, as artesãs da tv nao estão compartilhando moldes só querem vender kits!?

    ResponderExcluir
  3. Gostei do passo a passo vou fazer e depois posto no meu blog (www.arteretalhobypenhabarros.blogspot.com) parabéns pelo trabalho.
    Penha

    ResponderExcluir
  4. Foi a primeira vez que vi um pap tão explicadinho. Obrigada e que Deus te ilumine sempre!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, vou tentar fazer, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Fiz e ficou lindo!
    O primeiro saiu meio estranho (foi a minha primeira vez com artesanato), mas o terceiro ficou lindo. Só senti dificuldade na hora de colar o papel couro no papel cartão, espero que isso melhore com a prática hahahahah.

    ResponderExcluir